Para que serve a prednisolona e quais são os efeitos colaterais quando consumida sem prescrição médica
Gostou ?

G


enericamente ela se chama Fosfato sódico de prednisona ou prednisolona. Esse medicamento é utilizado è indicado para o tratamento de problemas reumáticos, alérgicos. Todavia é também indicada para tratamento de doenças inflamatórias que afetam a glândula tireoide.

A prednisolona também é muito indicada para tratar desordens do sangue, problemas oculares, doenças nervosas e em muitos outros casos como até mesmo uma meningite ou uma leucemia. Mas quais são os aspectos negativos desse remédio.

A prednisolona faz parte da família de corticoides e é muito indicada principalmente para tratamentos respiratórios. Como aqueles de fundo alérgico, asma, bronquite, laringite, sinusite.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com infecções sistêmicas por fungos, hipersensibilidade à Prednisona (substância ativa) ou a outros corticosteroides ou a quaisquer componentes de sua fórmula.

A Prednisona (substância ativa) deve ser administrado por via oral, com um pouco de líquido, pela manhã. Mas atenção, é um medicamento que dove ser assunto quando prescrito por um médico.

 

Efeitos Colaterais do medicamento

O uso prolongado de prednisona pode causar problemas sérios de visão, como catarata e glaucoma, infecções por vírus ou fungos nos olhos, aumento da pressão ocular e olhos saltados, além de:

  • Aumento da pressão arterial e insuficiência cardíaca;
  • Retenção de sódio e líquidos;
  • Perda de cálcio e potássio;
  • Alterações na pele, como manchas e transpiração em excesso;
  • Alterações na menstruação;
  • Osteoporose, fraqueza muscular e perda de massa muscular;
  • Úlceras no estômago, pancreatite (inflamação no pâncreas) e inchaço abdominal;
  • Dor de cabeça, tonturas, transtornos psíquicos e convulsões;
  • Surgimento de diabetes ou maior necessidade de insulina em pacientes diabéticos;
  • Reações alérgicas.


Prednisolona posologia e efeitos colaterais

Prednisona engorda?

Sim, o uso de prednisona pode engordar. Esse é um efeito colateral comum dos remédios corticoides, principalmente quando são tomados por muito tempo e em doses a partir de 5 mg por dia.

Prednisona dá sono?

Sim, Prednisona pode dar sono, mas esse é um efeito colateral não incluído em sua bula. Esse efeito pode acontecer porque Prednisona também atua como um antialérgico e é comum antialérgicos causarem mais sono.

 

Prednisolona serve para tosse

Prelone é uma medicação a base de uma cortisona (prednisolona). Atua em quadros alérgicos e pode ser de extrema utilidade em pacientes com bronquite alérgica ou asma. Contudo apresenta uma série de efeitos colaterais que podem ser evitados pelo bom uso do medicamento (receitado pelo médico). Não deve ser nunca usado pelo paciente sem orientação do seu médico como se fosse um xarope qualquer para tosse.

Ele serve para a tosse alérgica, e realmente é bem indicado, mas precisa ser consumido debaixo de uma orientação médica. Para que assim sejam evitados os transtornos dos efeitos colaterais.

Agora que você leitor já sabe para que serve, cuidado e faça atenção ao uso de medicamento sem a devida prescrição. Jamais devemos consumir remédios sem a devida prescrição médica.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui